Nosso segundo bimestre concluiu com as avaliações da turma e fechamento do relatório. O projeto pedagógico objetivou efetivar ações pedagógicas no segundo bimestre na turma de EJA, Ciclo I, tendo em vista o Tema Gerador ‘Cultura de Paz’ e o Subtema ‘Valores’. O fato deste tema ser demasiadamente abrangente, focalizamos trabalhar juntamente com a turma sobre a importância da ÉTICA nas relações sociais. Vale ressaltar, que a ética é um tema necessário à vida social. Quando as relações sociais não se baseiam na ética, a dignidade da pessoa humana é a todo momento afetada de diferentes formas: negação da própria vida; privação da liberdade de expressão; segregação ideológica; desrespeito às diferenças; violência física; exploração do trabalho; discriminação racial, religiosa e política. Enfim, a ausência de princípios éticos torna a vida familiar, escolar, religiosa, o convívio no trabalho e no cotidiano insuportável.
Por essas e outras razões, é indispensável o diálogo sobre a temática ética e a construção de experiências éticas concretas em todos os lugares e tempos sociais. No âmbito da escolar, a ética se tornou um tema transversal, isto é, o assunto a ser tratado em todas as áreas de conhecimento e ao longo da escolarização. Cabe, também à escola, a responsabilidade pela formação da consciência e do fazer ético. Em outras palavras, a ética, enquanto um tema transversal, se constitui em conteúdo e objeto de conhecimento e da aprendizagem do educandos.
Portanto, ÉTICA, foi a palavra geradora, a qual, se ramificou para outras palavras geradoras, a saber: a valorização da vida humana (consigo e com o outro)e com a natureza, a importância dos direitos sociais e dos alunos, da solidariedade e fraternidade nas relações sociais, a importância da prevenção na saúde (educação alimentar, atividades físicas, cuidados com a visão etc.), tendo em vista uma melhor qualidade de vida para todos. Segue abaixo o relatório final do projeto 'A ÉTICA ENQUANTO PREMISSA CENTRAL PARA A VALORIZAÇÃO DA VIDA". Segue a baixo o relatório final
Nenhum comentário:
Postar um comentário