O primeiro momento da aula, foi apresentado um esqueleto para que a todos/as visualizassem como o sistema esquelético é formado . Nesta ocasião, foi tratado não apenas sobre a identificação dos ossos, mas qual a função deste e como eles se articulam. No segundo momento, trabalhamos sobre doenças ósseas (raquitismo, osteoporose, reumatismo, artrite, hérnia de disco) e como evitá-las e quais os médicos indicados para tratar cada problema. No terceiro momento, foi discutido os tipos de alimentos importantes para a saúde óssea , e por fim, cada aluno/a elaborou perguntas que gostariam de fazer em uma consulta médica.
Outro momento importante, provocado pela turma, foi a necessidade da melhoria da saúde em nossa cidade. Segundo uma aluna, a qual tem tido fortes dores nas articulações, desde dezembro de 2011 que aguarda por uma consulta médica. No mês de junho de 2012 ao ir para a primeira a consulta, se deparou com a greve no Hospital Universitário da UFPB. Este fato inviabilizou o atendimento médico, ocasionando na remarcação da consulta para seis meses. No momento a aluna conseguiu antecipar a consulta para o mês de agosto, agora aguarda a realização do exame, o qual até o momento não foi realizado.
Esta problemática em torno da saúde, fez com que a turma refletisse criticamente sobre: desigualdade social, exclusão e principalmente política, ocasionando maior preocupação com a eleição para prefeito de nossa cidade..
Olá Dafiana vi sua postagens, sou prof. de Ciências EJA achei muito boas irão contribuir bastante com minhas aulas aqui no interior do Amazonas, um abraço. elder leite
ResponderExcluir