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Considerando ser 2013 comemorativo dos 50 anos da Experiência de Angicos, relevante atividade de alfabetização de adultos, como concebida pelo educador Paulo Freire, o VIII Colóquio inscreve-se como uma das atividades das comemorações a ser realizada no campus da UFPE, no período de 19 a 21 de Setembro de 2013.

O tema está desdobrado em eixos que nortearão os trabalhos e a discussão no Colóquio. Diversidade de estudos e experiências é o que se aguarda como objeto das mesas de diálogos, das comunicações orais, dos círculos de cultura e das sessões de memória. Serão acolhidas proposições de trabalhos dos diversos campos dos saberes e de atuação, inspirados no tema e eixos definidos, desde que com a explícita remissão ao horizonte freireano. ACESSE: http://coloquio.paulofreire.org.br/apresentacao/






O III Encontro de Educação e Visualidade, a ser realizado nos dias 08, 09 e 10 de maio de 2013, no Programa de Pós-graduação em Educação, no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, na cidade de João Pessoa, é uma das ações acadêmicas do Grupo de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos - GPEJA. 

Na ocasião, será enfocado a temática "Educação e aprendizagem no cenário da cultura visual". O evento tem três objetivos fundamentais: a) dialogar sobre a relação entre a cultura visual e a educação do olhar; b) propiciar um momento de interlocução entre educadores (e outros profissionais) que têm se interessado e ocupado em refletir e pesquisar sobre o tema e ensinar com a imagem; e, por fim, c) conferir visibilidade a saberes e práticas pedagógicas, produzidas sobre a importância da educação e da aprendizagem visual na sociedade da imagem.

Como se pode ler, assim como nos anteriores, o III Encontro enfocará uma temática específica, que servirá de fio condutor para a dinâmica tecida no todo e em cada momento singular do evento, ou seja, na Conferência de abertura, na organização das Mesas redondas, na seleção dos Trabalhos e nas Rodas de Conversa. 

Portanto, leia atentamente as informações contidas no blog do Encontro e, caso seja do seu interesse, sinta-se convidado/a a refletir, a dialogar e a compartilhar seus saberes e práticas sobre a questão do enlace entre educação, aprendizagem e cultura visual.


"Ver é uma expressão singular da sensibilidade. Ver é sentir e sentir é conhecer. Visão, sensação e conhecimento são termos que se relacionam e se constituem".


Erenildo João Carlos
COORDENADOR

MAORES INFORMAÇÕES ACESSE: http://educacaoevisualidadeufpb2013.blogspot.com.br/





LIVRO "A IMPORTÂNCIA DO ATO DE VER É MENCIONADO EM REVISTA ESPANHOLA". Veja o comentário do Prof. Víctor Amar Universidad de Cádiz (España).

Es motivo de una gran satisfacción saber que al otro lado del Atlántico -en el contexto lusofalante- un grupo de personas también se dedican a lo mismo que nosotros. Sin duda que son muchos más pero, en esta ocasión, iremos a hablar del resultado en forma de libro a partir de una experiencia congresualy muy enriquecedora. En torno al título “A importância do ato de ver” los profesores Erenildo Joao Carlos y Dafiana do S.S. Vicente (Organizadores) de la Universidad Federal de Paraíba (en el nordeste brasileño) organizan esta colectánea de artículos llenos de lucidez y convicción por la educación y el hecho de saber ver el mundo de las imágenes. Tal vez, el presente volumen, editado por la Universidad Federal da Paraíba en 2011, es el punto y seguido a una anterior experiencia -igualmente de congreso y libro- com el título “Por uma pedagogia crítica de visualidade” (2010). El texto que tenemos en nuestro haber, atende a una mirada y a la educación en el siglo XXI como una necesidad imperante, ya que el ser humano no es fruto de lo que come o bebe sino, también, de lo qué ve y cómo lo ve. Y de ello toman cuenta estos diez autores que participan de la obra que visan, desde diferentes perspectivas, el hecho de la importancia de ver, sentir y actuar. Un trabajo repleto de intenciones y con una promoción a invitarnos a ver activamente y, por consiguiente, a dejar de ser sedentarios de la mirada para tornarnos nómadas del placer de mirar. Una imagosfera omnipresente de compleja interpretación y, además, que lo invade todo. Una mirada sobre el cine, los dibujos animados o el vídeo con una clara vocación actual y contemporánea sin olvidar la tradición, el referente identitario y lo popular. Con certeza, este libro viene a cubrir un espacio necesario y a achicar las dos orillas del Atlántico trazando páginas y tejiendo reflexiones sobre la importancia del acto de ver responsablemente. Igualmente, hemos de ressaltar la capacidad de aglutinar contextos diversos en uma mira única en forma de libro, pues la organización de un trabajo de esta índole supone un ejercicio creativo y concreto por aglutinar lo heterogéneo en una unidad. No es simple; es todo lo contrario, se trata de u quehacer arduo y complejo. Mirar a través del ojo es complicado, pues la evidencia se suscribe a partir de la interpretación del pensamiento de Antonio Machado:“El ojo que ves no es ojo porque tú lo veas; es ojo porque te ve”. Por ello aquí se nos invita a mirar no sólo por mediación del escrupuloso ojo sino, más bien, a través de los sentidos y los sentimientos. Sin duda, suscribimos la importancia del acto de ver (com calidad), ya que nos invita a mirar más y mejor. No es ver sólo con el ojo con el que miro, sino que miro gracias al ojo. Aquel instrumento que doto de contenido y, con ello, aprendo y disfruto, crezco y selecciono em y del contexto mediático. El libro nos invita a aprender a mirar y sostiene la importancia del acto de ver en el siglo XXI. SEGUE REVISTA ABAIXO:


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REPORTAGEM DA PREFEITURA COM A NOSSA TURMA: Domésticas participam de turma da Eja e realizam sonho de aprender a ler e escrever. Vinte trabalhadoras domésticas começaram a frequentar neste mês, na Escola Municipal Luis Augusto Crispim, Bairro dos Ipês, as aulas do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Prefeitura de João Pessoa. O projeto pioneiro é realizado pelas Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres e Educação, em parceria com o Sindicato das Trabalhadoras Domésticas. As aulas de alfabetização do EJA acontecem de segunda a sexta, das 06h30 às 21h30. Para os próximos meses, já estão sendo programados alguns cursos de qualificação do trabalho doméstico, com aulas práticas nas sextas-feiras. Esta é a minha turma de EJA, da qual tenho muita satisfação em ser professora. MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE A REPORTAGEM:http://www.joaopessoa.pb.gov.br/domesticas-participam-de-turma-da-eja-e-realizam-sonho-de-aprender-a-ler-e-escrever/
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