A PEDAGOGA


A decisão de ser educadora iniciou no período em que estava cursando teologia no seminário teológico da missão JUVEP. Nesta ocasião não tenha em mente se esta intencionalidade se tornaria realidade. No ano de 2007 ingressei na Universidade Federal da Paraíba, no curso de licenciatura em pedagogia. No primeiro dia de aula, ao percorrer os corredores do Centro de Educação muitas expectativas permeava meu ser. Tais expectativas não possibilitava prever tudo que seria vivenciado durante o curso. O primeiro período do curso foi um momento de conhecer o funcionamento da universidade, visando um engajamento maior. Além de aproveitar as aulas para dialogar, refletir, problematizar, eu também fui voluntaria do projeto Prolicen/2008 que tinha a Imagem (televisiva, fílmica, videográfica, charge etc) como objeto de pesquisa. Como resultado deste projeto, produzir um artigo sobre a importância da imagem televisiva na formação da consciência critica do discente. Este ensaio inicial oportunizou maior interesse em pesquisar e produzir sobre a problemática da imagem. Ao longo do curso ate o seu termino tive um forte engajamento com a Educação de jovens e adultos, e todas as pesquisas e produções foram direcionadas para este campo. O trabalho de conclusão de curso teve como temática: Imagem, Livro Didático e Educação de Jovens e Adultos: interfaces de um problema pedagógico. Conclui o curso com área de aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos com inúmeras expectativas em atuar nesta área. Como pesquisadora tenho me ocupado em investigar alguns temas: educação e imagem na sociedade contemporânea, o livro didático na EJA e a educação do campo. SEGUE ABAIXO O MEU TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PELA UFPB.


MINHA FORMAÇÃO TEOLÓGICA: a monografia abaixo tematiza sobre "A ESCOLA BÍBLICA: o esforço de desenvolver uma ação educativa em que o evangelho seja vivido na realidade atual da sociedade". Este trabalho teve como objetivo refletir sobre as ações da Escola Bíblica Dominical nas instituições evangélicas, mediante a necessidade de enfrentarmos as problemáticas nesse lócus, devido às diversas mudanças ocorridas no campo educacional brasileiro. No Brasil, o ensino religioso sempre esteve presente, desde a vinda dos jesuítas, que tinham o papel de alfabetizar e catequizar os "selvagens". Com a expulsão dos jesuítas no período pombalino, a educação passou a ser vista como responsabilidade e dever do Estado em ofertá-la a todos os cidadãos. Apesar dessa ruptura embrionária, o ensino religioso sempre se manteve restrito aos templo "sagrados". Com o avanço do Cristianismo, na contemporaneidade, as igrejas e os seminários, seja protestantes ou católicos, têm investido na formação teológica de seus membros, visando maior aprofundamento e dedicação à fé cristã. Diante dessa realidade, a monografia tem a intenção de dialogar com diferentes teóricos, protestantes e pedagogos, visando fornecer subsídios para se pensar e fazer uma Escola Bíblica relevante na sociedade hodierna.