7 de junho de 2012

O COMEÇO


A decisão de ser educadora iniciou no período em que estava cursando teologia no seminário teológico da missão JUVEP. Nesta ocasião não tenha em mente se esta intencionalidade se tornaria realidade. No ano de 2007 ingressei na Universidade Federal da Paraíba, no curso de licenciatura em pedagogia. No primeiro dia de aula, ao percorrer os corredores do Centro de Educação muitas expectativas permeava meu ser. Tais expectativas não possibilitava prever tudo que seria vivenciado durante o curso. O primeiro período do curso foi um momento de conhecer o funcionamento da universidade, visando um engajamento maior. Além de aproveitar as aulas para dialogar, refletir, problematizar, eu também fui voluntaria do projeto Prolicen/2008 que tinha a Imagem (televisiva, fílmica, videográfica, charge etc) como objeto de pesquisa. Como resultado deste projeto, produzir um artigo sobre a importância da imagem televisiva na formação da consciência critica do discente. Este ensaio inicial oportunizou maior interesse em pesquisar e produzir sobre a problemática da imagem. Ao longo do curso ate o seu termino tive um forte engajamento com a Educação de jovens e adultos, e todas as pesquisas e produções foram direcionadas para este campo. O trabalho de conclusão de curso teve como temática: Imagem, Livro Didático e Educação de Jovens e Adultos: interfaces de um problema pedagógico. Conclui o curso com área de aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos com inúmeras expectativas em atuar nesta área. No mês de marco de 2012 fui presenteada com a turma de EJA no Município de João Pessoa. Essa turma e resultado das reivindicações do sindicato das empregadas domesticas juntamente a secretaria municipal de educação do município de João Pessoa. A turma e composta por 20 mulheres empregadas domesticas e três homens (esposo de três alunas da turma).    Na primeira semana de aula eu estava muito ansiosa, entre, por em pratica todo acumulo de conhecimento adquirido ao longo do curso e ser efetivamente competente e contribuir com esta modalidade de ensino. Uma da minhas inquietações era atuar de modo significativo desta turma, evitando, considerando a realidade dos alunos. A partir dai emergiram as seguintes inquietações: como ter uma pratica pedagogia relevante com esta turma? Quais as acoes iniciais precisam ser realizadas? Considerando estas inquietações, foi elaborado e aplicado um questionário com a turma, tendo em vista ter acesso informações para a construção do plano de aula bimestral


2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho em exercício, pois através dele podemos perceber seu compromisso de educadora de EJA. Aproveito a oportunidade para pedir-lhe que visite o meu:profvaniarocha.blogspot.com.br

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  2. PARABÉNS, Dafiana! Belo trabalho.

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