29 de julho de 2012

LER IMAGENS NO ENSINO DE ARTES

"Não fazer pergunta a imagem, soa como se ela não tivesse nada a dizer" (CARLOS, 2002, p. 67)). Esta afirmativa nos desafia a aprender a ver. Ver não implica apenas a olhar espontaneamente, mas podemos ver algo e aprender com o que estar sendo visto. As imagens são feitas para serem vistas e decodificadas. É o olhar que organiza a experiência e dar sentido à imagem. Neste sentido, ao trabalhar o conteúdo de artes, recorremos unicamente as imagens objetivando promover nos alunos/as o hábito de ver e ler as imagens. Na medida que imagens iam sendo apresentadas, passei a observar as impressões dos alunos ao ver e descrever o que estavam vendo, assim como os impactos que as imagens geravam neles/as. No slides abaixo, vocês identificarão vários pintores de diferentes períodos, com algumas de suas obras. Foi evitado colocar o texto-escrito juntamente como o texto-imagem, para que os alunos fizessem o esforço de lê-las. A autora Ane Mae Barbosa em seu livro "A imagem no ensino da Arte", afirma que precisamos "[...]alfabetizar para a leitura da imagem. Através da leitura das obras de artes plásticas estaremos preparando o aluno/a para decodificação da gramática visual, da imagem fixa, e através da leitura do cinema e da televisão, preparemos para aprender a gramática da imagem em movimento (2004, p.34). Outra autora que disserta sobre o alfabetismo visual é Dondis, a qual, ao perceber a soberania das imagens na contemporaneidade diz que o sistema educacional se move com lentidão monolítica, persistindo ainda na ênfase no modo verbal, que exclui o restante da sensibilidade humana, e pouco ou nada se preocupa com o caráter esmagadoramente visual da experiência de aprendizagem dos alunos. 

A partir das pesquisas realizadas ao longo do curso de graduação (pedagogia - UFPB) em torno da imagem, hoje podemos assegurar que a Imagem é um texto, com linguagem e estrutura especifica. Vários são os gêneros imagéticos, a saber: a fotografia, a televisão, o filme, a charge, a xilogravura, as pinturas e esculturas etc. Todos estes gêneros possibilita o educador a constituir alunos/as críticos, reflexivos e sensíveis as diferentes imagens. Vale ressaltar, que durante a aula de artes, de todas as telas que foram apresentadas, as que mais promoveram impactos na turma foram dos artistas: Cândido Portinari e Tarsila do Amaral. Uma aluna, ao término da aula, fez a seguinte afirmativa: "professora eu nunca gostei dessa coisa de arte, porque nunca entendia nada, mas da forma que foi tratado hoje, eu gostei". Para finalizar a aula, foi feita uma releitura da tela OPERÁRIOS, de Tarsila do Amaral. A Releitura da turma recebeu o nome de MULHERES TRABALHADORAS. Neste momento, foi tratado sobre a diferença entre as trabalhadoras, pois apesar de terem em comum a profissão (trabalhadoras domésticas), cada uma tem um modo singular de ser, de ver e sentir as coisas. Assim, o respeito ao diverso foi tratado enquanto um fator determinante para se viver bem em sociedade.

Segue abaixo o slides usado na aula e slides com imagens da releitura da obra 'OS OPERÁRIOS', da artista Tarsila do Amaral. Esta foi a obra escolhida para tratar da temática "Trabalhando as diferenças".

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