9 de agosto de 2012

PROJETO DE EXTENSÃO DA UFPB/CE:O USO DA IMAGEM NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NUMA PERSPECTIVA FREIREANA.

O curso de pedagogia da UFPB possibilitou-me o acesso a projetos de pesquisa. Dentre os projetos, foi bolsista do PIBIC, coordenado pelo Prof. Dr. Erenildo João Carlos. O projeto era intitulado "O USO ESTRATÉGICO DA IMAGEM NA EDUCAÇÃO POPULAR". Tal projeto tinha a intencionalidade em investigar nos escritos de Paulo Freire, como o autor tratava e usava a imagem nos círculos de diálogo. O resultado da pesquisa foi: que a imagem era tratada como ilustração, ou seja, era utilizada para embelezar o texto e conferir visualidade às situações existenciais e ao universo temático e vocabular estudados; a imagem também promovia a associação meneumônica,sendo associada à palavra e ao tema, tendo em vista agregar à escrita informações visuais pertinentes à realidade em questão. Além destes dois aspectos,a imagem também era tratada como mediação do conhecimento, como representação da realidade concreta, tendo em vista o conhecimento do cotidiano vivido existencialmente. Findado o projeto, foi encaminhado outra proposta, tendo em vista dar continuidade a investigação, todavia, este momento objetiva confirmar na prática,se a imagem (foto, vídeo, Charge, xilogravura, pintura etc) media ou não o conhecimento escolar. Assim,foi aprovado o projeto de extensão(PROBEX)da UFPB. Como o projeto é a continuidade do anterior,o coordenador Prof. Dr. Erenildo João Carlos, solicitou da Escola Municipal Escritor Luiz Augusto Crispim, autorização para realizar a intervenção nas turmas de Alfabetização de EJA. Este projeto tem como objetivo analisar teórica e praticamente as possibilidades do uso da imagem como mediação pedagógica no processo de alfabetização de jovens e adultos (AJA) numa perspectiva freireana. O projeto conta com a participação de duas alunas do curso de pedagogia, uma bolsista e outra voluntária.O projeto iniciou-se no mês de Julho e a previsão de término para dezembro. Pretende-se, com o projeto, colaborar com a aprendizagem. O projeto que está sendo realizado na minha turma de EJA e na turma de outra professora (ambas as turmas EJA do ciclo 1), tem demonstrado que o uso da imagem tem facilitado no processo de alfabetização da turma. As ações ocorrem dois dias na semana, na biblioteca da escola. Esta parceria com a UFPB, mediante os projeto, tem oportunizado articular a teoria coma prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário