25 de outubro de 2012

35 Reunião Anual da ANPED




Nos dias 21 a 24 de Outubro de 2012, ocorreu a 35º Reunião Anual da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), em Porto de Galinhas - PE. O Encontro teve como tema "Educação, cultura pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do  século XXI"e contou com a  participação de Osmar Fávero; Moacir Gadotti; Vanilda Paiva, Carlos Rodrigues Brandão; Dermeval Saviani, Celso Beisiegel, Lucia Santaella, José Carlos Libâneo, Circe Maria Fernandes  Bittencourt, dentre outros. 

Durante o Encontro  tive a honra de participar do GT 02 (História da Educação), onde teve a palestra da Profa. Dra. Circe Maria Fernandes Bitencourt, atualmente professora da PUC - SP. A mesa coordenada pela Profa. Dra. Ester Fraga Vilas-Bôas C. do Nascimento (UNIT), tratou sobre os "Momentos e lugares do Livro didático na História da Educação. 

Em sua fala, Bittencourt apresentou vários momentos da História da Educação Brasileira em que o livro didático aparece. Segundo a palestrante, o livro didático sempre esteve em pauta desde a criação do sistema escolar, mediante a Lei de 15 de outubro de 1827, onde prescrevia o modo como os alunos deveriam ler os livros. 

Ainda tratando deste assunto, Bitencourt afirmou que o estabelecimento da educação brasileira foi planejado e acompanhado pelo poder governamental, que passou a utilizar vários mecanismos para direcionar e controlar o saber a ser disseminado. Neste cenário, o livro didático constituiu-se enquanto instrumento privilegiado de controle estatal sobre o ensino e aprendizado dos diferentes níveis escolares. O livro escolar aparecia, no final do século XVIII, como principal instrumento para a formação do professor, garantindo, ao mesmo, a veiculação de conteúdo e método de acordo com as prescrições do poder estabelecido.

Quanto as pesquisas, foi assinalado que não apenas as academias realizam pesquisas sobre o livro didático, mas também o Estado e as editoras.  Em todos os momentos, Bittencourt fez questão de destacar alguns elementos relevantes para quem tem pesquisado ou deseja pesquisar sobre livro didático. Primeiramente, ter claro o conceito de livro didático. Afinal, o que é o livro didático? Segundo, compreender a Politica Pública Educacional para a produção do LD, desde do PNLD/1985 - criado no Governo de Sarney - até o PNLD atual.

No que tange as imagens ou ilustrações, atualmente as obras didáticas estão repletas de ilustrações que parecem concorrer, em busca de espaço, com os textos escritos. Esta avalanche de imagens são produzidas pelas editoras, com sua equipe técnica.

Ao término da palestra, fiz a seguinte pergunta a Bittencourt: Quais as pesquisas que tem sido empreendidas sobre "o uso pedagógico da  Imagem no didático da Educação de Jovens e Adultos?". Sua resposta confirmou a hipótese de que as pesquisas sobre o uso pedagógico da imagem do livro didático na modalidade EJA é algo novo e recente. 

Observando os resumos dos trabalhos apresentados na ANPED/2012, foram identificados no: 

  1. GT - 18 (Educação de Pessoas Jovens e Adultas) apenas um trabalho envolvendo livro didático e EJA, a saber: Matemática e Texto: práticas de numeramento num livro didático da educação de pessoas jovens e adultas" (ADELINO, Paula Resende; FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis - UFMG).  
  2. GT 2  (História de Educação), foram apresentados os trabalhos: "Livrarias e Editoras  no Rio Grande do Sul:  o campo editorial do livro didático (ARRIADA, Eduardo - UFpel);  "O regime e o Nacional e a Produção Didática na primeira República" (SILVA, Cristiani Bereta da - UDESC); Momentos e lugares do  livro didático  na História da Educação ( BITTENCOURT, Circe - PUC/SP) e Impressos Católicos: uma fonte para análise do debate educacional no RS na década de 1930 (LEON, Adriana Duarte - UFMG).
  3. GT 4 (Didatica) teveram os seguintes trabalhos: Utilização de livros didáticos por professores de Física em escolas de Educação Básica (ZAMBON, Luciana Bagolin (UFSM); A experiência docente dos autores do livro didático (BRACCINI, Marja Leão - UNISINOS); Outras histórias possíveis e por uma ecologia das temporalidades em livros didáticos de História (ARAÚJO, Cinthia Monteiro - UFRJ) e A experiência docente dos autores do livro didático (CARTAXO, Simone Regina Manosso - PUC-PR).
Antes do término do Encontro da ANPED, tive a honra de dialogar com Bittencourt na amostra de livros. Ficamos mais de uma hora dialogando sobre as pesquisas voltadas para o livro  didático.  Este foi um momento riquíssimo para minha formação. Dialogar  com uma professora simples, humilde e rica em conhecimento na área me comoveu e motivou a aprofunda-me, e tratar com rigor minhas produções em torno do Livro didático para a EJA. Segue abaixo foto com Bittencourt na ANPED/2012.




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