25 de outubro de 2012

UMA PESQUISA SOBRE O USO DA IMAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS



Para o trabalho monográfico do curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos, meu interesse é investigar a imagem e, em particular, os seus usos pedagógicos nos livros didáticos da educação de jovens e adultos. Tal interesse , foi sendo construído ao longo da minha formação acadêmica, no curso de Pedagogia da UFPB. Nesse sentido, algumas experiências foram decisivas.

Uma delas foi a minha participação em dois Projetos do PROLICEN. Minha participação iniciou como voluntária do Projeto “O uso de filmes como mediação da prática docente: um exercício do fazer interdisciplinar entre professores do Curso de Pedagogia da UFPB”, cujo objetivo era compreender o modo como a imagem fílmica articula, organiza e seleciona o conhecimento escolar. Essa experiência proporcionou um contato mais concreto com o debate, a pesquisa e a prática pedagógica preocupada com a relação entre educação e visualidade. O que aguçou minha curiosidade em ler e me aprofundar no assunto. Posteriormente, tive a oportunidade de ser selecionada como bolsista do Projeto do PROLICEN, intitulado “O Projeto Escola Zé Peão e o Fórum EJA da Paraíba como lócus da formação do educador de jovens e adultos do Curso de Pedagogia”. Nesse momento, pude concentrar-me no universo de questões relacionadas à especificidade da formação do educador de jovens e adultos e conhecer as contribuições dos vinte anos do Projeto Escola Zé Peão e dos doze anos do Fórum de EJA da Paraíba nesse processo formativo.

A outra experiência, resultante da minha condição de bolsista do Projeto do PROLICEN, consistiu na minha inserção no Fórum de EJA da Paraíba. Inicialmente, como bolsista, que tinha a tarefa de observar, registrar e refletir sobre sua dinâmica; posteriormente, como membro do Fórum e colaborador do Grupo articulador do Fórum EJA/PB. Durante meu engajamento pude participar de várias reuniões e contribuir na organização do I Encontro Regional de EJA (EREJA-NORDESTE), que ocorreu nos dias 25 a 27/11/2010; e do XXXVII Encontro Estadual do Fórum, que tinha como objetivo central a elaboração do Regimento Interno do Fórum, evento que ocorreu no dia 11/06/2011; e do XXXVIII Encontro Estadual do Fórum, realizado no dia 03/09/2011. Todos realizados em João Pessoa.

Por fim, ressalto que as duas experiências anteriores foram determinantes para que a terceira acontecesse de um modo específico. Na terceira, em que me concentrei, fundamentalmente, na escolha do meu objeto de interesse e na elaboração do meu Trabalho de Conclusão de Curso, decidi focalizar meus estudos sobre a relação educação e visualidade no contexto da modalidade de ensino da EJA. O que resultou na escolha do estudo sobre a temática “Imagem, livro didático e escolarização de jovens e adultos: interfaces de um problema pedagógico’, cujo intuito fora o de examinar a maneira como o livro didático, adotado nas escolas da rede de ensino municipal de João Pessoa, incorporava a imagem, seus gêneros e usos.

Em função do exposto, assim como do reconhecimento político-social do Estado e da sociedade civil acerca do direito público subjetivo dos jovens e adultos à escolarização básica de qualidade, regulamentado na LDB 9394/96 e na Resolução N. 01/2000, do Conselho Nacional de Educação; e da cultura visual, reconhecido por vários estudiosos da área, defensores de que a imagem e a mídia demarcam o território simbólico, social, político e econômico das sociedades contemporâneas, o presente Plano de estudo tem em vista investigar o uso pedagógico da imagem no livro didático da educação de jovens e adultos, adotado na Política Nacional do Livro Didático do Ministério de Educação e Cultura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário