3 de outubro de 2012

TRABALHANDO O SISTEMA ESQUELÉTICO NUMA PERSPECTIVA INTERSETORIAL

O primeiro momento da aula, foi apresentado um esqueleto para que a todos/as  visualizassem como o sistema esquelético  é formado . Nesta ocasião, foi tratado não apenas sobre a identificação dos ossos, mas qual a função deste e como eles se articulam. No segundo momento, trabalhamos sobre doenças ósseas (raquitismo, osteoporose, reumatismo, artrite, hérnia de disco) e como evitá-las e quais os médicos indicados para tratar cada problema.  No terceiro momento, foi discutido os tipos de alimentos importantes para a saúde óssea , e por fim, cada aluno/a elaborou  perguntas que gostariam de fazer em uma consulta médica. 

Outro momento importante, provocado pela turma, foi a necessidade da melhoria da saúde em nossa cidade. Segundo uma aluna, a qual tem tido fortes dores nas articulações, desde dezembro de 2011 que aguarda por uma consulta médica. No mês de junho de 2012 ao ir para a primeira a consulta, se deparou com a greve no Hospital Universitário da UFPB. Este fato inviabilizou o atendimento médico, ocasionando na remarcação da consulta para seis meses.  No momento a aluna conseguiu antecipar a consulta para o mês de agosto, agora  aguarda a realização do exame, o qual até o momento não foi realizado.

Esta problemática em torno da saúde, fez com que a turma refletisse criticamente sobre: desigualdade social, exclusão e principalmente política, ocasionando maior preocupação com a eleição para prefeito de nossa cidade.. 

  

Um comentário:

  1. Olá Dafiana vi sua postagens, sou prof. de Ciências EJA achei muito boas irão contribuir bastante com minhas aulas aqui no interior do Amazonas, um abraço. elder leite

    ResponderExcluir